A IRA DE DEUS

17/03/2022

Olá povo de Deus! Que a paz de Jesus chegue no seu lar, em sua família. Que Deus abençoe ricamente a vida de cada um com saúde, prosperidade, fé, esperança e amor. Hoje falaremos sobre A IRA DE DEUS. Não tem como explicar a cruz de Jesus, o inferno, o sofrimento, a pecaminosidade desenfreada do ser humano, o mundo em que vivemos sem passarmos por este assunto. Que esse texto venha acrescentar em seus conhecimentos doutrinários neste nosso momento de *doutrina em casa*. E que Deus seja louvado.

A Bíblia nos diz:

"Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça" (Romanos 1:18 ARC).

A ira divina tem sido um assunto bem distante dos púlpitos modernos. Igrejas locais muitas delas praticamente não se fala sobre o assunto. Parece que colocaram Deus na condição humana de que ira deve ser tratada como mau comportamento ou distúrbio psicológico e, portanto, a Deus não pode ser atribuído tal sentimento intenso. Entretanto, a Bíblia prossegue nos dizendo:

"Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias". (Salmos 7:11 ACF).

Talvez você esteja se perguntando: "mas Deus não é amor?". É verdade, Deus é amor o tanto quanto ele é justiça. Seus atributos não sobressaltam um do outro. Vou ajudá-lo a entender a ira de Deus. Imagine você uma pessoa que conheça todos os maus intentos de todas as pessoas, saiba de tudo de ruim que todo mundo faz, conheça perfeitamente a justiça e está sentado no trono como juiz de todo o universo? Imaginou? Pronto! Agora creio que você sabe de quem estou falando. Olhemos para nós mesmos, somos pecadores, falhos e limitados, mas quando sabemos de uma notícia de um crime bárbaro o que sentimos? Ou quando vemos alguém sendo humilhado injustamente? Ou uma mulher sendo agredida por um marido alcoólatra? Eu poderia piorar mais ainda minhas perguntas aqui. Mas creio que você está me entendo não é mesmo?

Pois é, Deus sabe de todas as coisas. Veja essa outra passagem da Bíblia:

"E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas." (Hebreus 4:13 ARA).

Descobrimos que, diante da perfeição divina, de sua justiça e de sua extrema santidade, o inferno, o sofrimento, o caos no mundo e a perversão das pessoas são merecidos. O mundo merece ser o que é. Olhemos para a Bíblia, nela está escrito:

"Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos." (Apocalipse 15:4 ARA).

"Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque." (Eclesiastes 7:20 ARA).

"pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23 ARA).

"Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe." (Salmos 51:5 ARA).

"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." (Romanos 5:12 ARA).

"Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós." (1 João 1:8 ARA).

Meditemos nas passagens bíblicas: Vimos no Apocalipse que só Deus é santo, o apóstolo Paulo dizer que "a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram". O rei Davi dizer "nasci na iniquidade". O apóstolo Paulo afirmar que "todos pecaram". O rei Salomão atestar que "não há homem... que não peque" e o apóstolo João dizer que "a nós mesmos nos enganamos" quando dizemos que "não temos pecado nenhum". Podemos contrapor a essas afirmações?

1) A ira de Deus é justa.

Deus fez tudo belo e bom. A Bíblia nos afirma isso:

"Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia." (Gênesis 1:31 ARA). Esse relato bíblico é de fundamental importância para todo aquele que reclame injustiça e desatenção divina diante de um mundo mergulhado no caos. A Bíblia nos faz lembrar aqui que Deus fez o mundo bom. Se ele se encontra ruim agora não resta outra conclusão, a não ser a de que isso é por conta de seus moradores.

O ser humano foi feito a imagem e semelhança de Deus (Gn.1.26), e não do diabo. Entretanto, este escolheu o caminho do mal (Gn.3.11,12,17-19). Jesus disse aos judeus que o perseguia:

"Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (João 8:44 ARC).

Deus revelou a sua lei, isto é, a sua vontade aos seres humanos caídos por meio de seu povo eleito, ajusta até o coração do não-judeu, mostrando-lhes a situação em que se encontram:

"Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom." (Romanos 7:12 ARA).

"Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos de Israel." (Salmos 103:7 ARA).

"Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se, no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho." (Romanos 2:14-16 ARA).

2) A ira de Deus é infinita.

Os pecados, as injustiças, a desobediência e a rebelião são os causadores da ira divina. E por que não tem fim? Porque os pecados dos seres humanos não redimidos em Cristo estão ligados a eles por toda eternidade (Jd 1.7; Tt.3.3) e serão condenados ao fogo eterno (Mt.25.41). Ninguém se arrependerá no inferno, apenas chorarão sua situação (Mt.13.41,42). O juiz quem julga é eterno (Sl.90.2; Sl.7.11). O âmbito de julgamento será a eternidade (Lc.10.14). O ser humano é infinito em sua essência espiritual (Mt.10.28; Ec.12.7; Hb.9.27). Por todos esses fatores, a ira de Deus sob o mal não tem fim.

3) A ira de Deus se manifesta sem castigo também.

Nem sempre a ira de Deus vem com castigo. Sua pior ira é deixar o ser humano entregue ao seu próprio mal sem que ele saia de sua alienação, sem que seja tocado por Deus e se volte para Ele. A Bíblia nos diz:

"Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si. [...] Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza. Semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia" (Romanos 1:24,26-31 ARA).

O que podemos fazer para que venhamos a ter paz com Deus?

A Bíblia nos responde:

"Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." (Romanos 5:9 ARA).

Como vemos nesta passagem é preciso que sejamos justificados pelo sangue de Jesus. O comentário de Moody explica: "Observe que a base para a justificação é o sangue de Cristo. Esta futura salvação é do castigo da ira de Deus, do qual se fala em lI Ts. 1:9, 'eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder'".

"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;" (Romanos 5:1 ARA).

Veja que por meio do sangue de Jesus somos justificados e aqui o texto nos diz que temos paz com Deus. É na justificação que finalmente a ira de Deus não nos atinge. Assim o que podemos fazer é crer em Jesus. Aquele que não crer permanece sob a ira de Deus. Veja:

"Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus." (João 3:36 ARA).

Aquele que crer é justificado, e essa justificação não vem com base em nossas obras, mas no que Jesus fez por nós na cruz, pelo seu sangue. A palavra "justificados" vem da raiz grega "dikaioo" quer dizer "declarar, pronunciar alguém justo, reto, ou tal como deve ser" (dicionário grego de J. Strong). No contexto teológico nós somos justos por causa da justiça de Cristo (ver Rm.3.21-26), por isso, essa definição é a mais apropriada. Entretanto, quando houver a glorificação, a redenção completa de nossa natureza, nos tornaremos justos diante de Deus por uma transformação e não pela substituição de Jesus em nosso lugar. Uma obra futura. Onde a raiz grega "dikaioo" também traz definição, que é "tornar justo ou com deve ser". (J. Strong).

A justificação é, portanto, a obra primária na vida daquele que crer, é o ponto de partida para que sejamos salvos da ira divina. Por isso se diz a Escritura:

"visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé." (Romanos 1:17 ARA).

Sem a fé (do grego "pistis"), sem a "convicção ou fé forte e bem-vinda de que Jesus é o Messias, através do qual nós obtemos a salvação eterna no reino de Deus" (J. Strong) não tem como escaparmos da ira divina.

4) A ira de Deus ocorre com castigo

Deixei em último esse ponto sobre a ira divina com o objetivo de englobar todos numa só condição. Pois a ira divina ocorre por causa do pecado, do mal e também pelo desprezo do evangelho (ler Êx.32.33; 2Ts.1.8,9), isto é, do evangelho que nos apresenta a justificação por meio de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Assim:

a) A ira de Deus se apresenta no inferno, o castigo eterno. O inferno é uma palavra bem abrangente nas traduções da Bíblia. Traduzimos inferno de "Tartaroo", aparece em 2 Pedro 2.4, palavra original "de Tártaro, o abismo mais profundo do inferno" (J. Strong). Deus castigou anjos rebeldes no inferno. Não diz que foram todos, entendemos que foram os mais terríveis. A carta de Judas complementa: "e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia" (Judas 1:6 ARA). Essas "trevas" que Judas menciona aqui se refere ao inferno - Tártaro "nome da região subterrânea, sombria e escura" (J. Strong); Pedro também fala de "trevas" utilizando a mesma raiz grega "zophos" que quer dizer "escuridão do mundo inferior" (J. Strong). Os anjos que Jesus confrontou em exorcismo rogavam-lhe que não os lançassem nesse lugar (Lc.8.30-31), ou seja, há anjos soltos que habitam em regiões celestes ou possuindo pessoas aprisionando-as (Ef.6.12). Os presos já estão sob o castigo divino no inferno (Tártaro) e de lá serão lançados para o lago de fogo, bem como os que estão soltos também (Mt.25.41; Ap.20.10, 14).

Também traduzimos inferno de "Hades", aparece em várias passagens do Novo Testamento, por exemplo: Lucas 10.15; 16.23, Mateus 16.18 e Apocalipse 1.18. Seu significado: "No grego bíblico, está associado com Orcus, as regiões infernais, um lugar escuro e sombrio nas profundezas da terra, o receptáculo comum dos espíritos separados do corpo. Geralmente Hades é apenas a residência do perverso. Um lugar muito desagradável". (J. Strong). Usada no Antigo Testamento como "Sheol" e traduzida como inferno, aparece, por exemplo em Deuteronômio 32.22; Salmos 9.17 e Oséias 13.14. Nos meus estudos teológicos, a conclusão que tenho é que o Sheol era a sepultura espiritual dos mortos; e não deve ser confundida com sepultura física, material, que é "qeber", "qebura". James Strong define como "lugar para onde os ímpios são enviados para castigo." Resumindo, esse é o lugar aonde são lançados os espíritos dos mortos não remidos. É temporário, porque depois será lançado no lago de fogo, o lugar definitivo (Ap.20.14) que mencionarei a seguir.

E por fim traduzimos inferno de "Geena", aparece com mais frequência no Novo Testamento, por exemplo: Mateus 5.22, 29, 30; 10.28; 23.15 e Lucas 12.5. Seu significado: "Geena' ou 'Geena de fogo' traduz-se como inferno, isto é, o lugar da punição futura. Designava, originalmente, o vale do Hinom, ao sul de Jerusalém, onde o lixo e os animais mortos da cidade eram jogados e queimados. É um símbolo apropriado para descrever o perverso e sua destruição futura". (J.Strong). Essa palavra é a mais evidente de que a ira de Deus é infinita. Pois o "Geena de fogo" aponta para um castigo sem fim. Jesus foi quem mais falou sobre o "Geena". Ele disse que "...se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno [Geena], onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga." (Marcos 9:47-48 ARA). Citado também como "fogo eterno" (Mt.18.8; 25.41; Jd.1.7) ou "lago de fogo" (Ap.19.20; 20.10,14,15).

b) A ira de Deus se apresenta no sofrimento temporal.

"Todos já observaram como é difícil pensar em Deus quando tudo está indo bem". (O Problema do Sofrimento, p.108. C.S. Lewis). Depois do pecado, da desobediência ter se instaurado na humanidade, a ira de Deus se apresenta como uma mãe aborrecida com o filho desobediente. Não tem como existir felicidade nessa casa enquanto a ira dessa mãe não for saciada não é mesmo? Igualmente se dá neste mundo. O sofrimento humano ocorre a todo instante. Temos alguns momentos de felicidade, mas a todo momento o que enfrentamos na REALIDADE é sofrimento externo e interno, assistimos o sofrimento ou vivemos o sofrimento a todo instante. Há muitos que se dopam com drogas, álcool, outros fingem que não existe, para encobrir essa REALIDADE. Alguns mergulham na famigerada TEOLOGIA DA PROSPERIDADE. Mas o fato é que o sofrimento está lá, bem diante de nós. Não vai desaparecer com isso! "Uma vez despertado pelo sofrimento, ele sabe que, de uma forma ou de outra, está 'face a face' com o Universo real". (O Problema do Sofrimento, p. 108. C. S. Lewis).

Somente quando Jesus der fim ao pecado e cumprir a profecia decretada para o povo de Israel que o sofrimento acabará. Isso foi revelado ao profeta Daniel:

"Setenta semanas estão determinadas para o teu povo e a tua santa Cidade, a fim de fazer cessar toda transgressão, dar fim à prática do pecado, expiar a iniquidade e as culpas, implantar a justiça eterna, cumprir a visão e a profecia, e ungir o Kodesh, o lugar Santíssimo, reconsagrando o Templo. (Dn.9.24 BKJA).

Quando o novo céu e a nova terra forem estabelecidos o sofrimento deixará de existir:

"Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima; não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porquanto a antiga ordem está encerrada! E aquele que está assentado no trono afirmou: 'Eis que faço novas todas as coisas!' E acrescentou: 'Escreve isto, pois estas palavras são verdadeiras e absolutamente dignas de confiança". (Ap.21.4,5 BKJA).

Enquanto esse Dia não chega, precisamos ter bom ânimo para suportarmos as pancadas que surgem dessa vida. Jesus disse: "... Neste mundo sofrereis tribulações; mas tende fé e coragem! Eu venci o mundo". (Jo.16.33 BKJA).

Talvez você tenha perguntado: "Mas por que o justo sofre? Por que não sofre somente o injusto?". Pelo que já falamos até aqui, essa pergunta foi quase toda respondida. O que precisamos complementar aqui é pouco. Veja bem: o justo é justo diante de Deus por causa da justiça de divina imputada em Jesus, não por causa de sua justiça própria. E uma pessoa se torna justa perante Deus por meio da sua fé e não de suas obras. Isto é suficiente para nos livrar da ira FUTURA (ler 1Ts.1.10). Entretanto, a ira PRESENTE está sob toda a humanidade, independente de remidos ou não remidos. A ira PRESENTE se manifesta sobre todos, porque todos somos pecadores diante de Deus. Por exemplo: Os cristãos morrem porque estão ainda debaixo da ira PRESENTE (ver Rm.6.23). Por este exemplo podemos aplicar em toda nossa problemática do sofrimento da PRESENTE vida.

c) A ira de Deus se apresenta no mundo em caos sob o poder do maligno.

Satanás, ele querendo ou não, vira instrumento da justiça de Deus. Conscientemente ou inconscientemente ele sabe que no fim seus atos de trazer desgraça, praga, ruína, caos e miséria no mundo redundam em um ato de manifestação da ira de Deus e promoção da justiça divina.

"Não resta dúvida de que o sofrimento, na forma de megafone de Deus, é um instrumento terrível, pois pode levar à rebelião definitiva e sem arrependimento. Ele propicia, contudo, a única oportunidade que o homem mau pode ter para se emendar. Ele retira o véu ou finca a bandeira da verdade na fortaleza da alma rebelde". (O Problema do Sofrimento, p.108. C. S. Lewis).

"Estamos cientes de que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno". (1Jo.5.19 BKJA).

CONCLUSÃO

Temos um mundo que merecemos. Sofremos as consequências de nossas decisões terrenas, colhemos aquilo que plantamos e plantaram por nós. A ira de Deus é a resposta de todo sofrimento humano. A ira PRESENTE sobre o remido tem uma natureza de provação (Tg.1.3,12) ou disciplina (Hb.12.7) e sobre o não remido tem uma natureza de condenação temporal. Pois ainda receberá a ira FUTURA. Se não fosse a MISERICÓRDIA de Deus TUDO que existe na terra e o homem já teria se consumido.

"A bondade do SENHOR é a razão de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim". (Lamentações 3.22 BKJA).

Referencial Teórico:

Comentário Bíblico de Moody

Bíblia digital Online módulo avançado. Com dicionário hebraico e grego de Strong.

O Problema do Sofrimento, de C.S. Lewis.

Bíblia King James Atualizada - BKJA

Bíblia Almeida Corrigida Fiel - ACF

Bíblia Almeida Atualizada - ARA

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - ARC

Pr. Daniel Durand (ThB.) Por Cristo, com Cristo e em Cristo. 

Site criado por Daniel Durand
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora