LIÇÕES DA CANDEIA

14/06/2022

"Não há ninguém que, depois de acender uma candeia, a esconda debaixo de um jarro ou a coloque sob a cama. Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de maneira que todos aqueles que entram, vejam o resplandecer da luz. Porquanto não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz. Assim sendo, vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, mais se lhe concederá; e ao que não tiver, até mesmo aquilo que imagina possuir lhe será tirado". Lucas 8.16-18 BKJA

A candeia era uma espécie de recipiente feito de barro que tinha um pavio que se alimentava do óleo. Mais conhecido pelos nossos conterrâneos da região nordeste do Brasil como LAMPARINA. Jesus sempre foi assim, usando atualidades e contextos da vida comum das pessoas para fazê-las entender a sua mensagem. Era mestre por excelência. E aqui nesse texto, como em todos os outros que ele faz uso do comparativo, ele nos ensina verdades espirituais. Prestemos atenção nas conclusões de suas palavras:

NINGUÉM É CHAMADO PARA FICAR A TOA

"Não há ninguém que, depois de acender uma candeia, a esconda debaixo de um jarro ou a coloque sob a cama". (disse Jesus). Assim como não se acendia uma candeia simplesmente por acender. Esse objeto era muito útil na escuridão da noite. E o desperdício de seu óleo era inaceitável, por ter um custo financeiro. Assim como hoje temos a energia elétrica e o preço que pagamos pelo seu consumo numa conta de luz. Portanto, Jesus nos ensina que ninguém que foi chamado por Deus é pra ficar desperdiçando tempo. Assim como a luz da candeia tinha o papel de iluminar, nós fomos chamados por Deus para trazer luz para esse mundo por meio de nossas vidas. Com boas obras, compartilhando os valores cristãos, as verdades bíblicas e servindo a Deus no que lhe formos úteis.

O que fazemos com o tempo que Deus nos deu desde que fomos acesos pelo fogo do Espírito Santo? Desde que nos convertemos a Deus o que temos feito para que a luz ilumine sobre as trevas? Não se ascende uma candeia para que não seja para iluminar! Será que fomos de fato chamados por Deus? Será somos uma luz acesa ou estamos apagados pensando que fomos acesos? O propósito de Jesus em suas palavras foi nos instigar a refletir sobre isso.

AQUILO QUE DEUS FAZ SURGIR EM NOSSO CORAÇÃO DEVE SER POSTO EM PRÁTICA.

Assim como a candeia é acesa, assim é propósito de Deus em nossa vida. Deus faz surgir talentos em nossas vidas, dons e habilidades com o intuito de oferecer utilidade para Ele. Observe que a luz acesa na candeia é para iluminar. Deus acende muitas coisas em nosso coração para que venhamos a lhe ser útil. E Deus quer usar-nos para realizar seus planos: na vida das pessoas, de uma escola, de uma faculdade, de uma família, de uma cidade, estado, nação ou nações. Precisamos apenas de discernimento e prática. Discernimento para não confundirmos o propósito de Deus com nossos interesses pessoais. E prática para não pecarmos por omissão.

O que Deus propôs ao seu coração? O que temos feito com nossas vidas, dons, habilidades? A resposta dessa pergunta consta atividades espirituais? Já parou pra pensar que fazemos tantos estudos e diplomações seculares para muitas vezes ganharmos a mesma coisa? Você já observou que as empresas cobram tantos diplomas dos seus funcionários mas que no fim vão pagar o dobro pela metade? As pessoas estudam, estudam, e continuam pobres. O mais trágico de tudo isso é que em meio a esse desperdício de tempo na luta para exibição da vaidade intelectual estamos deixando de colocar em prática aquilo que Deus fez surgir em nosso coração. Só relembrando as palavras de Jesus aqui: "Não há ninguém que, depois de acender uma candeia, a esconda debaixo de um jarro ou a coloque sob a cama".

NÃO DEVEMOS BARRAR O AGIR DE DEUS

Observe o "jarro" e a "cama" nas palavras de Jesus aqui. Faz sentido acender uma candeia e colocar dentro do jarro? Tem algum proveito acender uma candeia e colocar debaixo da cama? Estes outros objetos que aparecem no comparativo de Jesus estão representando: impedimentos (o jarro) e a negligência (a cama). São duas coisas que atrapalham o agir de Deus. Talvez você esteja logo dizendo que estou falando bobagem ou heresia, pois ninguém pode impedir Deus de agir. É verdade! Ninguém mesmo. Por isso Jesus se antecipa para alertar-nos que, por Deus ser Soberano, devemos tomar muito cuidado de não sermos dispensados! Você lembra daquela passagem em que Jesus diz que muitos são chamados, mas poucos são os escolhidos? (cf. Mateus 22.14). Então cuida aí que:

a) A candeia no jarro não presta pra nada. O jarro pode ser nossos entretenimentos sem limites que roubam nossa vida espiritual, que nos afastam dos planos de Deus. O jarro pode ser aquela pessoa que você namora e te faz pecar e enterrar aquilo que Deus um dia acendeu em você. O jarro pode ser aquilo que Deus te aponta agora mesmo em teu coração!

b) A candeia debaixo da cama também não tem proveito algum. A cama é onde dormimos. Lugar de repouso. A negligência é o cupim que come a madeira da mão de obra da igreja. Já percebeu a dificuldade para se fazer as coisas em sua igreja? Se isso ocorre é porque a candeia foi posta debaixo da cama por muitos. Quantos de nós já ouvimos aquela canção infantil da igreja que tem um trecho onde diz: "Deus não quer preguiçoso em sua obra"?

Nossa vida tem um propósito divino e quando a transformamos numa redoma pessoal, individual e mundana, pode ter certeza que outro já tomou o nosso lugar. Lembra do rei Saul? Enquanto ele estava lá aborrecendo o profeta Samuel com sua negligência, Deus já tava com Davi na fila. O profeta veio a saber disso depois e profetizou para Saul também depois! Então cuida!

NOSSOS DONS E TALENTOS SÃO ACENTUADOS NA IGREJA LOCAL

"Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de maneira que todos aqueles que entram, vejam o resplandecer da luz". (disse Jesus).

A igreja local é um lugar visível. Tem um endereço: a congregação. Toda a sua organização tem por finalidade prestar culto a Deus e servi-lo. A igreja local é o "lugar apropriado" para que nós venhamos a iluminar. Em traduções mais antigas diz: "coloca-a sobre um velador" (ARA). O velador é o suporte onde se coloca a candeia ou lamparina. Você e eu quando fomos chamados por Deus tivemos na igreja local um lugar apropriado para que nos desse suporte aonde nossas habilidades, dons, talentos e chamado fossem expostos para o mundo e com isso glorificar a Deus.

O cristão por si só já é uma luz de Deus. Mas quando ele se coloca no velador (na igreja local) ele é muito mais aproveitado do que sozinho. Porque a igreja local vai amadurecer sua espiritualidade. Deus usará outras pessoas em conjunto de modo que, todos serão edificados e todos serão usados para todos; trazendo luz sobre a humanidade. Lembra do que Jesus falou sobre isso em outra passagem? Ele disse: "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5:16 ARA).

Aonde foi que erramos ao designar a igreja local apenas como um lugar de culto? Quando foi que nos alinhados com a igreja local em seu planejamento estratégico? Em seus planos ministeriais e setoriais? Será que você se acha tão perfeito que igreja local não se encaixa à tua autocracia? Lamentável a displicência...

Alguns poderiam interpretar que o velador apontado por Jesus no texto aqui seria o mundo. Mas será que o mundo apoia o cristão?

AS PESSOAS ESPERAM VER A GLÓRIA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS

O mundo aparece no comparativo de Jesus quando ele diz "de maneira que todos aqueles que entram, vejam o resplandecer da luz". A casa onde se encontra a candeia, a cama, o jarro e o velador é o mundo. Jesus diz que quando a candeia é colocada no velador, o local fica bem iluminado para que os que entram vejam o resplandecer da luz. A todo momento as pessoas transitam no mundo, novas pessoas nascem enquanto outras morrem, e nesse trânsito Deus coloca os seus eleitos na igreja (no velador) para compartilhar o Evangelho de Jesus ao mundo e viver esse Evangelho no mundo.

Você já percebeu que as pessoas cobram de nós quando passamos a nos afirmar como cristãos, como crentes em Jesus? Isso ocorre porque estão em trevas, e o que se espera de uma candeia quando estamos no escuro? Que ilumine! Isso é um fato! Não estou conceituando nada aqui agora, apenas constatando. Eu lembro que, certa feita, eu estava em um lugar de passeio cujo local é conhecido como "retiro espiritual dos crentes". Daí precisei sair do local para comprar um garrafão de água e no caminho me deparei com um sujeito que me abordou dizendo mais ou menos assim: "vocês aí são da igreja né?" respondi que "sim". Daí ele me disse: "olha tem um senhor aí que não é crente não, pois ele veio lá no meu bar pedir latinha de cerveja pra beber toda vez que saiu daí". Me pus a risos, pois o local estava alugado para aniversário e portanto, tinha também pessoas descrentes ali. O local era reservado exclusivamente para crentes e tinha placas contendo os dizeres: "não aceitamos músicas mundanas e nem bebidas alcoólicas". Daí o jovem senhor dava umas saídas do local para tomar uns tragos de cerveja no bar próximo. Moral da história: de fato as pessoas esperam ver a glória de Deus em nossas vidas.

O PROPÓSITO DA CANDEIA

Como eu disse anteriormente a candeia era uma espécie de recipiente feito de barro que tinha um pavio que se alimentava do óleo. Mais conhecido pelos nossos conterrâneos da região nordeste do Brasil como LAMPARINA. Mas, e se ela não estiver acesa? Não tem finalidade alguma.

QUAL É O PROPÓSITO DE UMA CANDEIA ACESA?

A candeia acesa tem o propósito revelado por Jesus quando disse: "Porquanto não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz". (Lucas 8.17 BKJA). Esse comparativo de Jesus com a nossa vida espiritual é bem didático. Pois a candeia acesa tem propósitos específicos, que podemos listar aqui e fazer o aprendizado em nossas vidas:

a) Produzir luz. O mundo está em trevas, as pessoas vivem alienadas aos assuntos relacionados ao plano de salvação feito por Deus. Assim, nossa vida cristã, quando a candeia está acesa, passa a levar as pessoas essa luz, esclarecendo sobre o plano de Deus para salvar a humanidade. Onde hoje, infelizmente, muitos "evangélicos" deixaram de abordar o tema, para brincar com o público, falar de autoajuda, prosperidade, psicologia, assuntos utilitários a vida terrena, em prejuízo a vida eterna. Vale a pergunta aqui: Será que a candeia desse pessoal está acesa? Será que nossa candeia produz luz?

b) Eliminar as trevas. Jesus disse que nada oculto fica sem ser revelado, e nada escondido que não seja conhecido e trazido a luz. As trevas, figurada como o mal, a iniquidade, a falta de Deus, em muitas passagens da Bíblia, escondem a verdade das pessoas, induzindo práticas cada vez mais absurdas e falsa espiritualidade, como disse o apóstolo Paulo: "De fato, os homens malignos e os falsos mestres tornar-se-ão cada vez piores, enganando a muitos, e sendo eles próprios enganados por Satanás". (2Tm.3.13 Bíblia Viva). Dito isso, quando o cristão é uma candeia acesa, o erro, o mal, a iniquidade, a mentira é desmascarada tanto em sua própria vida quanto ao seu redor. E quanto mais os cristãos se unirem, mais luz é produzida e com efeito mais trevas serão eliminadas. Todo cristão precisa está jundo a outros na igreja local para que haja mais resistência a escuridão.

c) Facilitar a visão. Tem tanta iniquidade, heresia, mentira e potestades do mal agindo nesse mundo que muitos nem percebem. Somente quando nossa candeia está bem acessa, iluminada, que podemos ver. O apóstolo Paulo disse: "Porque nós não estamos lutando contra gente feita de carne e sangue, mas contra pessoas sem corpo - os reis malignos do mundo invisível, esses poderosos seres satânicos e grandes príncipes malignos das trevas que governam este mundo; e contra um número tremendo de maus espíritos no mundo espiritual". (Ef.6.12 Bíblia Viva). E para uma candeia ficar bem acessa ela precisa está no velador (na igreja local, como eu disse anteriormente) e com bastante óleo em seu reservatório (assunto que falarei mais adiante). Quantas pessoas estão cegas na escuridão desse mundo? Quanta gente está por aí perdida nas trevas da mentira, da iniquidade, sem conhecer a verdade do Evangelho de Jesus Cristo, do plano da salvação, da verdade da graça, da justificação pela fé, da remissão dos pecados, da pecaminosidade, da depravação humana, do caminho estreito e do juízo vindouro? O mundo precisa de candeias que brilham.

d) Ajudar a encontrar coisas perdidas. Por último, a candeia tem esse propósito. Ela só funciona a noite mas quando vem o dia encerra a sua missão. No contexto espiritual, estamos em densas trevas (2Pe.1.19; 1Jo.5.19; Ef.6.12). Portanto, enquanto o dia não chega (esse dia é a volta de Cristo) temos que ajudar aos perdidos, assim como eramos, a encontrar a luz e ser uma candeia que brilha. Esse é o propósito da igreja (o velador) e do cristão (a candeia). Não podemos viver em torno de nós mesmos por longas programações eclesiásticas enquanto as pessoas estão perdidas. A igreja local tem que cumprir o seu propósito: capacitar o cristão para evangelizar e fazer discípulos. Quando isso não é priorizado o restante de sua programação vira ativismo religioso. O que você tomará como parâmetro para a sua vida agora? O que eu estou escrevendo aqui ou o que a moda evangélica determina? Para refletir no que falei, deixo aqui a mensagem da dracma perdida:

"Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." (Lucas 15:7-10 ARA).

A CANDEIA NÃO PRODUZ LUZ POR CONTA PRÓPRIA

"Assim sendo, vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, mais se lhe concederá; e ao que não tiver, até mesmo aquilo que imagina possuir lhe será tirado". (Lucas 8.18 BKJA).

A candeia era uma lamparina feita de barro com o pavio alimentado por óleo. Seu objetivo era produzir luz, eliminar as trevas, facilitar a visão, ajudar a encontrar coisas perdidas. Para isso acontecer era preciso possuir óleo em seu reservatório. Sem o óleo não havia luz. Era o combustível da candeia. O óleo é uma representação simbólica de tudo aquilo que Deus nos oferece para vivermos uma vida espiritual (a leitura da Bíblia, a oração, o jejum, a comunhão, o culto a Deus, a contemplação, a solicitude na obra de Deus, o poder do Espírito de Deus). Muitos cristãos estão secos, o pavio já fumegando e vivem da recordação do dia em que foram acesos pelo fogo do Espírito Santo. Entretanto, o fogo do Espírito trabalha em conjunto com o óleo que armazenamos em nossas vidas. E veja bem, Jesus disse "ao que tiver, mais se lhe concederá; e ao que não tiver, até mesmo aquilo que imagina possuir lhe será tirado". Isso implica em três verdades:

1) Quando temos o óleo de Deus em nossas vidas ele faz render.

Sempre que buscamos Deus na leitura da Palavra, na oração, na comunhão, no culto, na contemplação, na solicitude com a obra de Deus, Jesus faz render o que buscamos. Deus diz: "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jeremias 29:13 ARA). Deus promete ser achado por nós e mais promessas nos seguirão. Exemplos:

"se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar." (2 Crônicas 7:14-15 ARA).

"Plantem as boas sementes da justiça e colherão o meu amor. Passem arado no chão duro de seus corações. Porque chegou o dia de procurar o Senhor, para que Ele venha e derrame a salvação sobre vocês". (Oséias 10:12 Bíblia Viva).

"Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna." (Gálatas 6:8 ARA).

2) Quando somos candeia que brilha Deus nos fará se multiplicar.

Quando Jesus diz "ao que tiver, mais se lhe concederá" é também uma alusão a fazer surgir outra candeia. Uma referência ao discipulado cristão. Imagine quando você com sua luz ilumina alguém que ainda não se converteu ao Evangelho de Jesus? Ele se tornará uma candeia que brilha também. Isso é a benção da missão delegada por Jesus:

"Portanto, vão e façam discípulos em todas as nações, batizando-as no nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. E depois ensinem estes novos discípulos a obedecerem todas as ordens que Eu lhes dei; e tenham certeza disto - que Eu estarei sempre com vocês, até o fim do mundo". (Mateus 28.19,20 Bíblia Viva). Precisamos entender que Deus não alcançou a nós exclusivamente. Ele tem o interesse de que, por nosso intermédio, outras pessoas sejam alcançadas!

3) Quem não tem o óleo de Deus até "candeia" deixará de ser!

Jesus faz severa repreensão a todos que deixam faltar o óleo em suas candeias. Ele diz que "ao que não tiver, até aquilo que imagina possuir lhe será tirado". Nossa candeia pode ser removida e seremos como os ímpios! Em outra ilustração lá no livro de Apocalipse, na visão que João tem, Jesus diz para ele escrever a igreja de Éfeso: "Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas." (Apocalipse 2:5 ARA). Na linguagem de hoje quer dizer: "Pense naqueles tempos do seu primeiro amor (como está diferente agora!), e volte-se para mim outra vez, e trabalhe como fazia antes; caso contrário, eu virei e tirarei o seu castiçal do lugar dele entre as igrejas". (Bíblia Viva). Precisamos está sempre alertas, colocarmos o óleo de Deus em nossas vidas. A candeia precisa de óleo para brilhar!

CONCLUSÃO

Eu fico por aqui com a frase de Jesus no texto principal que diz "vede, pois, como ouvis". Isso quer dizer que todos somos responsáveis pelo que foi dito aqui: eu e você. No comentário de Moody ele escreve: "O ouvinte é tão responsável pela eficiência da mensagem quanto o orador". Que todos nos empenhemos em aplicar essa mensagem nas nossas vidas.

Com Cristo, por Cristo e em Cristo

Pr Daniel Durand (ThB).

Site criado por Daniel Durand
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora